Chamada de Artigos

Estética Contemporânea

 

A estética, como se sabe, só foi admitida muito tardiamente – no século XVIII, com Alexander Baumgarten – como disciplina filosófica, embora reflexões sobre o belo, a arte e o sublime remontem à Antiguidade clássica, à Idade Média e mesmo ao período inicial da Idade Moderna. Foi a partir do final século XVIII, porém, com as imprescindíveis contribuições do empirismo britânico, do iluminismo francês e do idealismo alemão, que a recém-batizada estética conquistou o seu espaço no âmbito da filosofia. Se o século XIX, com o aporte de obras fundamentais como as de Hegel e de Nietzsche, foi um período importante para a consolidação da estética e da filosofia da arte, parece inegável que a conquista definitiva da posição dessa disciplina ocorreu no século XX, no âmbito do que se entende habitualmente por “estética contemporânea”. Nesse cenário, destacam-se correntes oriundas da ontologia fundamental de Heidegger (com derivações para estéticas de origem fenomenológica, como a de Merleau-Ponty, ou hermenêutica, como a de Gadamer), do neomarxismo (com autores mais “ortodoxos”, como Georg Lukács, e os ligados à Teoria Crítica da Sociedade, como Benjamin, Adorno e Marcuse), da filosofia anglo-saxônica contemporânea (incluindo as estéticas com origem tanto no Pragmatismo de Dewey quanto na filosofia analítica, como as de Nelson Goodman, Arthur Danto e Noël Carrol, dentre outros) e, last but not least, da filosofia francesa contemporânea (destacando filósofos como Deleuze, Lyotard, Derrida e Rancière, dentre outros).

 

Esta edição especial da Kriterion será dedicada à estética contemporânea e estará aberta a abranger abordagens relativas às correntes supramencionadas e ainda a outras cabíveis na rubrica. Mais especificamente, são bem-vindas contribuições em qualquer um dos seguintes tópicos:

 

  • Arte e ontologia na estética contemporânea
  • Arte e política na estética contemporânea
  • Arte, sociedade e cultura na estética contemporânea
  • Os meios virtuais nas expressões artísticas
  • Arte e expressões de gênero
  • Estética da vida cotidiana.

 

 

Prazos de Submissão: de 17/04/2017 a 31/08/2017.

 

Observação: Aos autores que submeterem artigo para essa edição especial solicitamos que assinalem essa opção no final do processo de submissão. Esse procedimento não é obrigatório, mas facilitará o encaminhamento dos trabalhos. 

Instructions for authors can be found here.

.